segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Chuva - XI

 

Quando cheguei a casa, dediquei-me a fazer a minha refeição de micro-ondas, e fiquei a remoer no que se tinha passado.

A verdade é que tinha na mão uma quase certeza de que estas mensagens não eram uma obra do acaso, e mais, referiam-se afinal a situações concretas.

O pior ainda assim era que ainda não tinha decidido como lidar com isto. O risco era grande e eu não queria expor-me, de maneira nenhuma. Mais, as pessoas a quem as mensagens eram dirigidas eram-me, tal como todas as outras, acrescento, completamente indiferentes.

Se havia realmente uma intenção, se havia algo maior a trabalhar por detrás de tudo, então porque é que esse “algo maior” não se havia de revelar a alguém que se importasse? Eu não queria saber. Mesmo. Só queria continuar com a minha vida, tal como ela era. Estava arquitectada de uma maneira perfeita, sem casos nem contradições, com confrontos limitados.

Mas o facto de esse “algo maior” se revelar precisamente a mim dava-me que pensar.

Foi rodeado de incertezas em relação ao rumo que havia de tomar que me deitei e tentei dormir. Sentia-me cansado, verdadeiramente cansado, tanto que nem me apetecia ler. Pus tudo de lado, apaguei as luzes e mergulhei no quase silêncio. Digo quase, porque era impossível não ouvir os barulhos que vinham das casas vizinhas e da rua com os carros e as pessoas a passar constantemente.

Odeio cidades. Devia viver num monte no Alentejo, ou assim. Nunca há paz, nunca há sossego e toda a gente corre para todo o lado. Mas francamente acho que já poucas pessoas sabem porque correm. Limitam-se a correr, percebes? Já não tem objectivos, mas continuam a correr. Chegam a qualquer lado e tem sempre pressa…

…mesmo que seja para não ir a lado nenhum.

É o hábito. Não faz o monge, mas faz com que o monge se pareça com aquilo que de facto é, e se não o for, pelo menos parece-o.

É curioso o quanto gostamos de nos pensar superiores e depois, quando vamos a ver bem, pouco evoluímos em relação a insectos como as formigas ou as abelhas. Estruturas sociais altamente complexas, em que cada um tem a sua função e deve saber o seu lugar. E é bom que assim seja. Elimina-se a necessidade de pensar.

Quando muito a nossa diferença é que temos uma falsa ilusão de controlo sobre o que nos rodeia, uma noção de livre arbítrio, quando na verdade o livre arbítrio é algo que não existe. Estamos tão dependentes de causas externas que, analisando bem no fundo, todas as nossas escolhas num determinado ponto do tempo podem ser estudadas e analisadas e chega-se com facilidade sempre à mesma conclusão.

Não achas? Achas que as tuas escolhas são livres?

Então segue este exemplo. Tu gostas mais de fiambre do que de salame. Logo, se tiveres fome, é provável que queiras a sandes de fiambre. Mas basta haver algo exterior a ti, como por exemplo, o facto de o fiambre ter acabado, para te levar a escolher o salame. Outro factor que te pode levar a escolher o salame é o facto de teres comido fiambre recentemente e teres a necessidade de variar.

Livre arbítrio? Não. Escolhas limitadas por factores. Não és dono de uma verdadeira liberdade. Tens quanto muito a liberdade possível num determinado ponto do tempo.

Vives, portanto, numa ilusão. És tão livre aqui como em qualquer outro lado do mundo. As tuas escolhas são sempre limitadas. Por exemplo, numa democracia, como aquela em que vives, seria lógico que a escolha de quem te governa fosse livre. E diz-me, achas que é?

Tens de escolher entre os líderes dos partidos políticos, o que limita logo as tuas escolhas. Mesmo dentro dos partidos há, com certeza, pessoas muito mais capazes de desempenhar a função, e falo de qualquer partido. Então porquê ter escolhas limitadas?

E não me fales em maiorias ou em representatividade. As massas são mais facilmente influenciáveis do que o indivíduo. Basta olhares para uma claque de futebol. Pessoas pacatas e comuns conseguem ter comportamentos animalescos quando estão integradas num grupo e fazer coisas que jamais fariam normalmente.

A liberdade é a maior das ilusões e quem se julga livre vive iludido.

Eu?

Eu sei que não sou livre. Nunca o fui. Aprendi a lidar com isso. E foi isso que me deixou ainda mais confuso em relação ao que tinha de fazer com estas mensagens que me eram dadas e com a maneira como devia lidar com elas. Sabendo que a minha liberdade de escolha é limitada e que havia intencionalidade, que não era uma mera obra do acaso, sabia que tinha de tomar uma atitude, ainda que não a quisesse tomar.

Sabendo isto, comecei a ver todas as implicações das minhas possíveis atitudes, como se estivesse a planear jogadas de xadrez na minha cabeça. Cada atitude minha levaria a uma nova cadeia de acontecimentos e, inexoravelmente, a um determinado fim. Passei a noite a analisar todas as minhas possibilidades até chegar a uma conclusão.

Mas o pior de tudo foi sentir que a conclusão a que cheguei era a óbvia, a lógica, a única que servia medianamente os meus propósitos, e que era tão óbvia e tão lógica que não tinha qualquer escolha.

Não há escolhas. Não há liberdade. Não há livre arbítrio.

E foi assim que tive a consciência de que me tornei mais uma formiga, mais um dente de uma roda dentada de uma engrenagem de uma maquina que desprezo. E foi toda esta consciência que me trouxe aqui, para diante de ti, e a ti para diante de mim.

Não é casual. Tinhas de estar aí. E eu aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O QUÊ?!?!? ESCREVE MAIS ALTO QUEU NÂO T'OUVI BEM!