quarta-feira, 19 de maio de 2021

Um casamento moderno - XX

 

Nessa quinta-feira, quando ela chegou a casa, ele estava descontraído na sala a ver um filme na televisão.

Ele viu-a a entrar, vinda da garagem, ainda com as roupas de trabalho, mas que ela sabia fazer sensuais e viu o sorriso dela quando o viu ali.

-A relaxar? – Perguntou ela.

-Não! Acabei!

-Mesmo?

-Sim. Há pouco, a meio da tarde. Já entreguei o projecto.

-Então já podes descansar…

-Por acaso pensei que podíamos jantar fora. Esqueci-me de tirar comida…

Ela ficou surpreendida!

-Queres comemorar a entrega do projecto?

-Quero sair de casa, que já não vejo a rua há quase uma semana e não me apetece ir sozinho… Mas se não estás com disposição, tudo bem!

-Quer dizer, não estava a contar com isso… Só me apetecia vestir um robe e calçar umas pantufas…

-OK,… - disse ele sem o mínimo indício de desapontamento – Eu vou na mesma, então…

-Espera! Deixa-me ir trocar de roupa e eu vou! Também não me apetece estar sozinha!

-E precisas trocar de roupa? Estás muito bem assim…

-Eu sei… - disse ela piscando-lhe o olho.

-E estás muito convencida também, diga-se de passagem!

-Achas? Acho que estou mais realista… De qualquer forma passei o dia com estas roupas, estão transpiradas e se vamos sair quero sentir-me bem! Podes esperar?

-É justo! Sim, aproveito e acabo de ver o filme.

-Está no fim?

-Não acabou de começar.

-Então não vai dar para ver…

-Veremos… - disse ele num tom trocista!

E na verdade não deu, mas não foi por muito pouco.

Ela apareceu-lhe à frente com uma maquilhagem sem falhas, um vestido preto curto, sem o ser escandalosamente, decotado, mas deixando mais à imaginação do que o que mostrava, simples absolutamente colado ao corpo, de tal forma que ele duvidou que ela estivesse a usar roupa interior, umas sandálias de salto de base preta com tiras transparentes por cima.

-Eu disse-te que não ias acabar de ver o filme!

-Não faz mal! Não era assim tão interessante!

-Vamos?

-Sim.

Já no restaurante pediram os respectivos pratos e ficaram à espera. Ela aproveitou a deixa.

-Pensei bastante nestes últimos dias e queria falar contigo, mas estavas mesmo ocupado e não te quis desconcentrar. Mas, se quiseres agora, gostava de te dizer umas palavras… Mas se não estiveres para me ouvir agora, não há problema, não vou levar a mal. Sei que quiseste sair para descontrair e acho que precisas.

-Não, podes falar. Mais cedo ou mais tarde tem que acontecer… porque não num restaurante com um copo de vinho na mão e fora da realidade quotidiana? Até pode dar outra perspectiva às coisas…

E foi aí que ela percebeu que o convite para jantar não fora de todo inocente. Claro que ele sabia que ela viria.

-Olha, como te disse pensei bastante! Sei que não queres que eu te peça desculpa, mas eu tenho de as pedir em relação a algumas coisas, o facto de ter diminuído a importância do que sentias, o facto de ter assumido que tu terias também uma relação, e acho que este apenas o fiz porque para mim era inconcebível estar a fazê-lo e tu não…

-Percebo! Reforçavas a tua certeza justificando-te com o facto de que eu estava a fazer o mesmo!

-Exacto. Por isso se calhar nem me passou pela cabeça perguntar! Também por aquela questão daquela noite…

-Isso já foi falado e está lá atrás!

-Quanto ao resto, acho que não tenho de pedir desculpas a ti, mas a mim, e não sei quando me vou conseguir desculpar!

Ele olhou-a atento, percebendo que esta frase trazia algo atrás.

-Sabes, eu sou neste momento como sou! Estou aqui à tua frente e sinto-me bem na minha pele. Gosto de me sentir atraente, não para ser desejada, mas por mim… é como se me desse confiança!

Ele assentiu.

-Mas infelizmente só estou aqui como estou porque fiz más escolhas. Olho para trás e sei que as fiz, mas se não as tivesse feito eu não estava aqui, assim! Essas más escolhas acabaram por me libertar e eu, pela primeira vez na minha vida sinto-me solta!

Ele sorriu.

-E eu gosto de ver isso em ti!

-E é isso que me dá raiva! Sabes quando dizes que achas que eu nunca estive apaixonada por ti? Estive. Muito antes de me teres beijado pela primeira vez. Quando saias com outras raparigas eu sentia ciúmes! Por vezes era eu que sugeria que alguém do grupo de jovens te ligasse, porque sabia que tu vinhas e eu ia ver-te, e sentia… Eu nem sei o que sentia! Mas depois tu já tinhas tido umas quantas namoradas e eu… Eu sempre fui muito guiada para um certo estilo de vida pêlos meus pais, como sabes, e tive de pensar porque é que me escolhias a mim. Eu não era a miúda mais gira do bairro, antes pelo contrário até fazia por passar despercebida…

-Deixa-me corrigir-te, tu eras a miúda mais gira do bairro, mas tinhas era a mania que não eras!

-Mas parece que só tu é que viste isso! E eu, de alguma maneira devo ter assumido que aquilo que desejavas mesmo era aquela pessoa que eu era, mas que sonhava tantas vezes sair de casa dos pais e ir à aventura… Eu percebi que te amava, mesmo, que queria passar o resto da minha vida ao teu lado e acabei por me conformar àquilo que achava que tu querias. Acho que tinha medo de que se eu abrisse as asas tu não reconhecesses ou gostasses de quem eu era e partisses…

Ele voltou a assentir!

-E acho que só me soltei com ele por um motivo mais que simples: Não me importava minimamente com o julgamento que ele poderia fazer de mim!

Ele voltou a assentir e ela percebia pelo olhar dele que percebia perfeitamente o que lhe ia na alma. E apercebeu-se, de repente, que ele se calhar já o saberia antes de ela o dizer.

-Ele é que não importava realmente! Porque como tu disseste bem, ele era só um paspalho qualquer. Provavelmente se não fosse ele, seria outro… ele apenas fendeu a barragem, a inundação veio por causa da água que estava atrás.

-Se a barragem estivesse vazia não havia inundação, mesmo com a barragem fendida…

-Certo! E percebi que aquilo que me deu verdadeiramente prazer nos momentos com ele, não foi ele, mas sim a transgressão!

Ele sorriu e deu uma pequena gargalhada.

-O que foi?

-Ocorreu-me que já estás um bocadinho cota para te armares em teenager!

Ela fingiu uma cara zangada!

-Estupido! – Recompuseram-se os dois – Mas percebes o que quero dizer?

Ele assentiu enquanto bebia um gole de vinho.

Entretanto chegou o empregado com os pedidos e a conversa foi cortada, mas já tinha sido dito o que era para ser dito.

8 comentários:

  1. E pronto tudo esclarecido! Se é que algum dia ela precisou de esclarecer alguma alguma coisa. Ele sempre a entendeu ela é que partiu de pressupostos errados.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E pressupostos, tal como preconceitos, podem levar a ideias erradas...

      Abraço, Elvira :)

      Eliminar
  2. Sabes, acredito que haja, por aí, milhares de Claras reduzidas a conceitos, que nunca serão verdadeiramente felizes, nem conseguirão fazer alguém feliz. Esta Clara, está a safar-se muito bem, conseguiu dar a volta mas, só não desmoronou tudo, porque tinha ao lado um homem que além de vivido, tinha dois dedos de testa.

    Bom dia, sô Gil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois...
      ...digamos que nas histórias em que esta história foi baseada, as coisas não correram bem assim!
      Posso dizer-te que numa delas, aquela que te posso contar aqui mais resumidamente, ela chegou ao pé dele e perguntou-lhe se ele alguma vez tinha pensado num casamento aberto. Tiveram uma conversa franca e aberta em que ele disse que não tinha qualquer interesse numa situação dessas.
      Tudo ficou normal.
      Uns quatro meses depois ela voltou a tocar no assunto. Ele olhou para ela, não respondeu sequer, pegou nas malas, saiu porta fora e ela só o voltou a ver na mediação para o divorcio.
      Eram ainda jovens, não havia filhos, e ele simplesmente decidiu que não queria passar o resto da vida a vigiá-la ou desconfiado de que alguma coisa se passasse nas suas costas. Do ponto de vista dele, ela só queria uma desculpa para ir para a cama com outros homens... E ele retirou a desculpa do caminho e, basicamente, deu-lhe o que ela queria!
      Se bem que depois ela afinal já não queria! Aliás, ela estava estupefacta sem saber o que tinha feito para que o comportamento dele fosse assim...
      Amodos que parece que o rapaz tinha dois dedos de testa e gostava de a sentir lisa quando passava lá a mão, em vez de sentir protuberâncias... ;)

      Bom dia, D. Noname

      Eliminar
  3. Existem muitos casamentos modernos. Para mim sou adepto dos casamentos antigos... sempre.
    .
    Cumprimento fraterno
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou adepto de casamentos que funcionam! Como é que funcionam, não interessa, desde que ambas (ou em alguns casos as múltiplas) partes estejam em sintonia!

      Forte abraço :)

      Eliminar
  4. Desculpa, Gil, mas toda aquela conversa da personagem - que se julga a última bolacha do pacote - se fosse eu o marido ainda me sentiria mais ultrajada. Por mais que tente não consigo encarar essa situação como natural.
    Que paciência a dele, caramba...! :( Para quê remexer na porcaria? Não seria melhor colocar uma pedra no assunto e tentarem, desta vez, com honestidade e lealdade tentarem uma vida nova? Ou eu sou mesmo do tempo da pedra lascada ou não estou a perceber nada da história.

    Um abraço, caro Gil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pá, tens de perceber que depois de ele lhe ter dito que nem sequer acreditava que ela algum dia sinta "paixão" por ele, e de ela ter reflectido bem, se impunha que ela lhe tentasse explicar o que lhe ia na alma! Afinal, eles estão aqui, nesta situação, porque simplesmente não falaram, tomaram as suas assunções como verdades e deu nisto...
      ...se calhar (só se calhar... ;) ) se a pessoas falassem mais e assumissem menos, havia muitos problemas e mal entendidos que se evitavam...

      Abraço, Janita :)

      Eliminar

O QUÊ?!?!? ESCREVE MAIS ALTO QUEU NÂO T'OUVI BEM!