quarta-feira, 8 de junho de 2016

Ontem dei comigo a matutar!


É uma coisa que me aflige, sinceramente. Cada vez que matuto acabo sempre num disparate qualquer aos olhos do mundo…
…e ontem não foi excepção!
Como alguns dos que passam por aqui devem saber, e se não sabiam passam a ficar agora informados, sou Cristão por opção e Católico porque nasci aqui e aconteceu! Tivesse eu nascido noutro lado e seria, provavelmente, outra coisa qualquer.
No entanto, precisamente porque acredito num Deus maior, também acredito que ele me deu um cérebro que não serve apenas para ficar arrumado numa prateleira a ganhar pó, mas que deve servir para, entre outras coisas, me levar mais até Ele.
Logo, será lógico que devo confiar em Deus…
…porque Deus será infalível!
Isso não quer dizer que deva confiar seja em que homem for em relação à palavra de Deus, porque os homens são falíveis!
Os Papas, por exemplo, figuras máximas da hierarquia da Igreja de Cristo, estão revestidos de uma infalibilidade divina, e no entanto, ao longo da história falharam frequentemente…
…aliás, basta olhar para a história da própria Igreja para perceber que não sabemos bem o que a Igreja é. Um dos dogmas de fé é que Cristo é o filho unigénito de Deus. O que a maioria dos Cristãos não sabe é que este dogma foi instituído por um imperador romano, não baptizado, pouco “católico”, algo intolerante, com uma tal modéstia que mandou erigir um enorme pedestal com uma estátua sua na cidade que foi rebaptizada por ele em sua honra, Constantinopla, e que mandava derreter chumbo para dentro das bocas dos escravos insurrectos e ordenou matanças que deixariam muitos dos déspotas e terroristas de hoje a sentirem-se como meninos do coro. Foi este homem, que não tinha qualquer ligação ou conhecimento da fé cristã que instituiu a unicidade de Deus com Cristo!
Foi um seu descendente, igualmente não muito “católico”, que tem, historicamente, também um invejável número de atrocidades cometidas que não lembram hoje a ninguém e poderiam fazer parte dos filmes de terror mais sangrentos, isto além de ser um fraco e imprestável “playboy”, completamente dominado pela sua mãe, que instituiu a santíssima trindade! Mais, foi somente sob o Jugo deste imperador que Maria ganhou alguma relevância, no concilio de Constantinopla no ano 394. Antes disso era somente uma figura marginal.
Os evangelhos foram escritos e copiados e traduzidos e corrigidos e revistos. Os erros de tradução e as divergências de interpretação dos textos dos evangelhos são algo brutal. Numa bíblia antiga, uma das “originais” mais conhecidas, descoberta em 1844 no convento do Monte Sinai e que tem origem no Sec. IV, tem cerca de 16.000 emendas. Isto quer dizer simplesmente que não existem os textos originais dos evangelhos e o que existe são copias de copias de copias de copias que foram produzidas entre o Sec IV e o Sec. X. Entre todas elas há mais de 80.000 discrepâncias!
Mais uma vez, não duvido de Deus, mas duvido dos Homens!
Mas há mais uma coisa…
…é que, segundo a Igreja, Deus fez-se homem, ou Seja, Jesus seria um Avatar! Mas, ao contrário de um homem que se faz Deus, o que quereria dizer que transcenderia a sua essência humana em direcção ao divino, Deus ao fazer-se homem tem de assumir a sua condição humana e a condição humana é uma de falibilidade! Se ela era humano não podia ser infalível, se era infalível não poderia ser humano! Ou então Deus tem uma natureza bem diferente daquela que é vulgarmente defendida! E, se olharmos atentamente para o antigo testamento, isso não estará fora de questão!
Ora, pondo em perspectiva aquilo em que acredito em relação ao que eu sei:
-A igreja Católica Apostólica Romana que existe hoje em dia é o que é por opções políticas tomadas frente aos problemas da altura por parte dos imperadores de Roma
-Não podemos ter qualquer certeza quanto à proveniência dos textos do Novo Testamento, nem em relação às alterações que foram introduzidas nos mesmo através de erros de cópia e de interpretação
-O Responsável máximo, o Papa, supostamente infalível, falhou claramente ao longo dos últimos 2.000 anos. O cúmulo desta assunção foi o pedido de desculpas de João Paulo II em relação ao processo de Galileu

Então em que devo eu acreditar? Nos homens? Ou devo acreditar que Deus está acima de todos os interesses políticos e económicos das alturas em que a fé cristã se ia impondo?

Eu não disse? Quando me ponho a matutar chego sempre a algum lado que me levanta mais perguntas do que me dá respostas…

3 comentários:

  1. Ora aí está, porque a partir de muito cedo, decidi que tenho uma fé, a minha, mas não tenho uma religião, feita por homens à medida dos mesmos e das suas necessidades.

    Bom almoço Sô Gil :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eu também!
      Se Deus é só um, assistir a uma cerimónia católica, judaica, protestante, evangélica, islâmica, ortodoxa ou whatever vai dar ao mesmo...
      ...já se os praticantes das ditas religiões vêm com bons olhos que eu assista, isso já são outros 500...
      ...e eu só respeito quem me respeita!
      Respeitar as religiões, sim, mas respeitar os praticantes e os lideres dessas religiões ou os pontos de vista dos mesmos acerca dos seus preceitos, é uma coisa inteiramente diferente!
      Não me podem pedir que respeite um gajo que diz que os praticantes da sua religião não podem comer tomate porque, quando cortado têm um símbolo cristão lá dentro! Isso é simplesmente estúpido e eu não respeito a estupidez...
      ...nem mesmo a minha, que é tão vasta...

      :)

      Eliminar
    2. Ah, e o almoço foi bom e bom apetite para si D. noname

      :)

      Eliminar

O QUÊ?!?!? ESCREVE MAIS ALTO QUEU NÂO T'OUVI BEM!