quinta-feira, 9 de junho de 2016

Há alguns minutos...

...estou eu muito bem a comer a minha torta de amêndoa recheada com creme de ovo acompanhada por um café cheio em chávena estupidamente gelada e com um toque de canela (infelizmente não costumo andas com chocolate preto atrás para por no café) quando o Tony se volta para mim e pergunta:
-Atão? vais tocar este Fim de Semana?
-Pá, não, mas vou ver dois concertos e da mesma banda. Hoje no Heart Rock Café, na Amora, e no Sábado no In Live, na Moita...
-Da mesma banda? Mas os gajos são assim tão bons?
-Pá, são, mas não é por aí, outros valores se levantam...
E a conversa ficou por ali! Entretanto chega o gajo mais despassarado, desaparafusado, esgroviado e atrofiado que trabalha comigo, que ao observar a minha torta não resistiu a pedir também uma fatia e, estando eu já de saída, virei-me para o Tony e disse:
-Bom Fim-de-Semana!
-Tchau pá, e bom concerto!
E volta-se o outro:
-Bom concerto? Mas você vai arranjar alguma coisa?

O raio da língua Portuguesa...

12 comentários:

  1. ...E admiras-te? Pois se até na escrita há muito boa gente que escreve «concelho» quando se refere a 'dar um conselho'...
    Bom, mas quem sou eu para dar palpite sobre quão traiçoeira é a nossa Língua, né?

    Só vinha dizer-te que, quando me questionava sobre o que haveria de comum entre nós - tu e eu, obviamente - eis que surge um pormenor importante!
    Bolas pá...tu e eu, gostamos de café cheio em chávena fria...Aleluia!!

    Bom fim-de-semana, Cláudio Gil!!

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o sõ Gil não sei se tenho algo em comum, se calhar não, com a Janita não sei mesmo, ou talvez sim. A verdade é que assim mesmo gosto de ambos os dois, para lá de mais quinté :)
      Bom fim de semana grandão.
      Abreijos e coisa e tal :)

      Eliminar
    2. Todas as pessoas no mundo têm em comum o facto de pertencerem à mesma espécie, por isso já partilhamos a maioria dos genes!
      Mas é giro achar mais pontos em comum...
      ...se bem que isso não invalida que se goste de alguém...
      ...e eu gosto de vamecês :)

      Eliminar
    3. Ficai então a saber Sô Gil e Dona Noname, que também eu gosto, e muito, de vossemecês!!
      Claro, que se rebuscássemos bem nas coisas do nosso quotidiano, encontraríamos muito mais pontos em comum.
      Convenhamos que gostar de café cheio em chávena fria, é algo muuuuuioto difícil de encontrar:)

      Deixo abraços para quem for de abraços e beijos para quem gostar de beijos! :))

      Bom fim de semana para todos! :)


      Eliminar
  2. Esta formula de café nunca tinha ouvido falar. No outro dia ouvi foi alguém a pedir um café escorrido. Achei aquilo um bocado "abichanado".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, nem faço ideia do que seja, mas tendes razão...
      ...eu peço sempre o café cheio porque se pago quero tudo a que tenho direito e em chavena gelada, porque, uma vez que bebo o café sem açucar, as chavenas que costumam estar em cima das máquinas "torram" ainda mais o café tornando-o praticamente intragável!

      O chocolate preto e a canela já são outra história.
      Por vezes, sobretudo em casa, tiro o café e junto canela e um quadrado d chocolate preto 85% cacau. o chocolate da espessura ao café sem lhe alterar o sabor e a canela complementa-o. Claro que pedir uma coisa destas num café é impensável...

      :)

      Eliminar
  3. E tudo por causa de duas letras.
    O 'c' e o 's' serão assim tão difíceis de articular?
    Não se desculpem com a m***@ do AO porque não tem nada a ver com isto.
    Eu escrevi m***@? Com duas (só?) senhoras na plateia?
    Já cá não estou!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. HAHAHAHAHA

      Pá, isto foi oralmente, e as palavras, despejadas assim, prestam-se a trocadilhos!
      Além disso o gaijo estava a meter-se comigo!

      Isto não invalida que o (des)acordo ortográfico seja uma merda - assim escrito com as letras todas, porque até é uma palavra que vem no dicionário!

      :)

      Eliminar
  4. Pois é: concerto e conserto! A Língua Portuguesa é muito rica mas querem «estragá-la». Sou completamente contra o Acordo Ortográfico e as barbaridades que insistem em ensinar às crianças: acabaram-se os complementos circunstanciais e apareceram os oblíquos e quejandos.
    E pensar que fui aluna do prof. João Malaca Casteleiro!!!
    Gostei do seu texto: escrita interessante e despretenciosa:parabéns.
    Um abraço
    Beatriz
    VIDA E PENSAMENTOS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu também.
      Não é incrível que os ingleses, quando vão roubat palavras ao latim, mantenham as contracções que nós, um língua de raiz latina, eliminamos?
      Pergunta lá a alguma arquitecta se gosta de ser chamada Arquiteta (não esquecer que, como não está lá o "c" o "e" fica fechado... hehehe)

      :)

      Eliminar
  5. Uma publicação muito interessante, fresca e humorística.
    As palavras homófonas, homónimas, homógrafas e parónimas pregam-nos, por vezes, partidas, mas na escrita são inadmissíveis.
    A Língua, Portuguesa ou não, está em constante mutação, aliás, como tudo. Se o AO for uma questão ideológica, então, respeito. Caso não, devemos aceitar e acompanhar a natural evolução da Língua e de tudo, e é devido a esse tudo que estamos, aqui, a conversar uns com os outros, à distância de um clique. Ora, há 30/40 anos, isto era impensável no nosso país, pelo menos.

    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eu aceito a evolução da língua...
      ...não aceito é um acordo imposto contra a vontade da maioria dos agentes culturais.
      A língua evolve naturalmente. Isto não foi uma evolução, foi uma mutação...
      ...e as mutações são, por vezes, cancerígenas!
      Degradar uma língua é degradar o nível de pensamento daqueles que a falam!

      :)

      Eliminar

O QUÊ?!?!? ESCREVE MAIS ALTO QUEU NÂO T'OUVI BEM!