quarta-feira, 8 de junho de 2016

Claro que toda a matutação...

...anterior tinha de me levar a algum lado…
…e divaguei bem depressa para a questão fundamental!
Se o Judaísmo é a verdade, esta não pode pertencer ao Islão nem à cristandade.
Se O Cristianismo tem a verdade, as crenças judaicas estão obsoletas e o Islão está errado!
Se o Islão tem a verdade, quer o Cristianismo, quer o Judaísmo estão obsoletos!
No entanto o Deus destas religiões é só um!
Não deixa de ser, portanto, algo ridículo que um Deus clemente, compassivo Omnipresente e Omnisciente permita que estas religiões se digladiem até à morte enquanto detentores da única verdade! Aliás, é contraproducente, mesmo para Deus! A não ser que seja esse mesmo o objectivo de Deus, caso em que poderia colocar em causa a bondade de Deus!
Não colocando Deus em causa, então será de afirmar que tudo se deve à imbecilidade dos homens!
Se olharmos para as aceites teorias da evolução, ficaremos rapidamente a perceber uma coisa:
Se no começo havia apenas uma simples célula isolada, e que isso representa a vida, o esforço das células para se agregarem e colaborarem, especializando-se em funções específicas para criar organismos multi-celulares deve ter rendido dividendos, senão seria completamente ilógico!
Nós, seres humanos, bem como todos os organismos multi-celulares existentes no universo, mais do que uma entidade, somos uma colaboração intrínseca entre 10 triliões de organismos unicelulares, cada uma deles com toda a informação necessária para nos recriar!
Quando há células que entram em falência ou que se recusam a fazer parte da colaboração, a coisa vai para sul muito depressa.
Talvez fosse bom reflectirmos nesta nossa qualidade individual, porque se mudarmos de perspectiva e de escala, se olharmos para o planeta inteiro, olhando para cada um, temos uma individualidade, mas também sabemos que um conjunto de pessoas se comporta de maneira diferente dos indivíduos que fazem parte desse conjunto. Extrapolando, se todos os seres humanos fossem células, parte um único corpo, que seria toda a espécie, estaríamos no caminho para uma morte anunciada. Se calhar a nossa única hipótese de sobrevivência é a colaboração e a aceitação de todo o resto por forma a formarmos um corpo saudável.
Claro que não haverá um fim do mundo! Ou por outra, haverá, no dia em que o Sol explodir e se tornar uma super-nova, transformando o planeta numa esfera desértica e estéril, mas até lá ainda falta muito tempo…
…mas pode haver bem um fim da humanidade se não aprendermos que lugar tem a nossa individualidade num esquema bem maior…

Mas pronto, deixemo-nos de considerações e retomemos a parvoíce habitual, que isto pode pôr alguém a pensar e isso é mesmo coisa que eu não quero! Jamais faria uma maldade dessas a alguém…

8 comentários:

  1. Demasiadas questões, e nada de respostas simples e concretas. Continuo na minha: Se Ele existe, o único animal que se terá arrependido de ter criado, foi o bicho homem (Leia-se homem e mulher, não venha a Catarina, coisinha unicelular, tentar bater.me)

    Boa tarde Sô Gil
    PS: Gostei desta divagação :=)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se Ele existe e é omnisciente nunca se poderia arrepender de algo que já sabia à partida que iria acontecer!
      Felizmente ele também criou a contradição, provavelmente não para nos confundir, para para poder ficar descansado...
      ...senão deveria estar profundamente deprimido e perdido nas contradições que ele próprio criou...

      Enfim...

      Tu tem cuidado com a Catarina, melher, que séla touve...

      Boa tarde Dª noname. Espero que tenha almoçado bem...

      :)

      P.S. - Obrigado!

      Eliminar
    2. Um bacalhau no forno com batatinha nova, vagens cozidas a vapor, como companhia verde e, um nadinha de uma viennetta, seguida de um café ristretto sem açúcar e quente. Tou que nem posso, comi como uma abadessa .)

      Ele, criou o bicho homem dando-lhe como arma o livre arbítrio, dizem, queu nem taba lá :)
      Mas, como pai, deve muito à forma de educar, talvez porque é pai de uns milhões valentes. É de raça :)

      Eliminar
    3. Pois...
      ...parece que ainda foi pior que o Gengis Khan...

      :)

      Eliminar
  2. Sabes, quem mata em nome de Deus não acredita em Deus! Não pode acreditar!
    Primeiro porque as tais tablas dizem, inequivocamente, "Não matarás"! Não me lembro que as tablas viessem com apendices, ou notas, ou comentários escritos nas mesmas que pudessem dar outra perspectiva a estas duas simples palavras!
    Embora no Corão o texto não seja exactamente este, há que lembrar que Moises escreveu a Tora, portanto qualquer elaboração feita pelo Corão acerca de "Não matarás" foi acrescentado por alguém, visto que o texto da Tora está imutável há séculos. E se foi acrescentado por alguém , quer fosse por influência divina ou por influência do produtos medicinais naturais ou processados, não deixa de ser um Homem (com H grande porque o redactor até poderia ter sido uma mulher e depois a Catarina lá vinha e tal...) e como tal tudo o que sai da cabeça dele é interpretado pelo próprio, a não ser que Deus lhe tenha dado o livro já escrito!
    Depois porque sendo Deus omnipotente, poderia ele próprio castigar todos os que se lhe opõem. Aliás, segundo as próprias religiões, quem não acreditar nelas vai para o inferno por toda a eternidade! Ora, se já vai passar uma eternidade a sofrer merece mais a nossa compaixão do que levar um balazio nos cornos por não acreditar!
    Logo, qualquer um que levante a mão contra outro em nome de Deus estará a cometer a pior das blasfémias contra Deus e o seu julgamento!
    Se Deus existe a ele pertence o julgamento! Se alguém, em nome de Deus, passa julgamento, então não acredita no julgamento de Deus!
    E isto não é só em relação a este mandamento específico, mas em relação a todos e a tudo!

    Mas sim, retomemos a parvoíce habitual, que isto está a ficar muito sério...

    :)

    ResponderEliminar
  3. Ah e tal começas por falar em “matutar“ e a coisa passa mas chegas ao fim e dizes “pensar”! Ora já não tinhas estabelecido que um homem “pensar” é algo de muito perigoso?!
    No entanto, como só pareces ter posto mulheres a pensar (a julgar pelos comentários), menos mal. Sim que eu estou aqui a comentar mas nem pensei no que escreveste, longe de mim!! ;)
    Contudo, se me dispusesse a matutar no que matutaste, teria de te dizer que adoro a forma como evidências as incoerências da coerência incoerente do assunto e acima de tudo a conclusão extremamente lógica mas que muitos fingem ignorar!

    Grande abraço,
    FATifer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo,

      Como deves ter reparado eu parei com a matutação propositadamente, porque se continuasse ainda levaria alguém a pensar, e isso, como sabemos, não trás nada de bom a ninguém! Daí eu falar em pensar...
      ...e como sabes, não faz mal nenhum às mulheres pensar porque, no fundo, elas estão fisiológica e psicologicamente preparadas para isso, ao contrário de nós, pobres membros do género masculino!
      Quanto as estas incoerências todas, há tanto para dizer...
      ...aliás, pergunto-me amiúde qual será o objectivo de alguns pensarem que as pessoas são ainda mais estúpidas do que já são, apenas para me responder com o óbvio logo a seguir: É conveniente que sejamos estúpidos!
      Afinal, se não fossemos estúpidos seria dificil de engolir o facto de que em 1950, supostamente 1950 anos após se ter dado o nascimento do filho unigénito de Deus haver um Papa que proclama como dogma de fé a virgindadede Maria aquando do nascimento do filho!
      1950 anos depois! E esta proclamação não pode ser contestada porque o Papa é Infalível...
      ...embora falhe, às vezes!
      Nota que não estou aqui a afirmar que ela o era ou o deixava de ser e francamente é algo que não me interessa saber e pertence ao foro privado dela...
      ...ponho em causa é o facto de um gajo, 1950 anos depois, se arrogar ao direito de dizer que foi definitivamente assim quando não há qualquer prova física, sequer, de que o filho dela tenha existido! Aliás, não há qualquer prova de que aqueles factos tenham acontecido! Tudo o que temos são relatos em segunda mão!

      :)

      Eliminar

O QUÊ?!?!? ESCREVE MAIS ALTO QUEU NÂO T'OUVI BEM!