quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Ontem,…



…instalei um software gratuito bastante interessante chamado “Stellarium”, que é uma espécie de planetário. Basicamente, após a instalação, pode-nos dar a configuração do céu em qualquer dia, a qualquer hora, em qualquer local.
Instalei-o porque queria ver se este software conseguia fazer algo para o qual não foi, infelizmente (mas também ninguém previa que houvesse um maluco como eu), previsto pêlos programadores!
No entanto, a minha companheira de vida apanha-me a olhar para as estrelas e constelações e planetas e galáxias e nebulosas e perguntou-me o que era aquilo.
E eu respondi.
Ela olhou logo para mim e disse:
-Quer dizer que conseguimos ver onde estão os astros à hora do nosso nascimento?
-E porque cargas de água é que quererias fazer isso?
-Cartas astrológicas…
Ri-me!
-Tu tens noção que isso é a maior treta que te podem querer enfiar pêlos olhos adentro?
-Mas porque é que achas isso?
-Qual é o teu signo solar? (pergunta de retórica, claro que eu sei)
-É carneiro!
-E o teu ascendente? (para quem não sabe é o signo lunar – e não, não fazia a mínima ideia)
E ela lá respondeu.
-E o que é que os define?
-A data de nascimento?
-Não! O que define o signo solar é a ultima constelação visível no ponto onde o sol nasce, mesmo antes de nascer, na tua data de nascimento. Já o teu signo lunar é a casa ocupada pela lua à hora do teu nascimento. Assim sendo, vamos lá ver…
Alterei a hora para o dia do nascimento dela para antes do nascer do sol e ela ficou a olhar para mim meio atordoada.
-Mas onde é que está a constelação do carneiro?
-Ali ao lado. Como podes ver, o sol nascia em Peixes. Logo o teu signo não é carneiro é peixes!
-Mas como?
-Existe uma coisa chamada processão dos equinócios. Sabes que a terra está ligeiramente de lado em relação à translação que faz em volta do sol. Isto não causa só o facto de te dar a ilusão do sol rodar pelas doze casa do Zodíaco, cada uma com 30º de amplitude (30 X 12 faz os 360º da circunferência) mas também faz com que o eixo vá oscilando lentamente, um grau a cada 72 anos. A cada 2160 anos completam-se os trinta graus da casa do Zodíaco. Nessa altura, no equinócio da Primavera o sol deixa de nascer num signo e começa a nascer noutro. Mas, ao contrário da passagem dos signos durante um ano que começa em carneiro, vai para touro e etc, estas passagens dão-se em sentido inverso. Quando a astrologia foi inventada, há uns quatro mil anos, estávamos na era de carneiro porque o sol no dia 20 de Março nascia na constelação de carneiro. Entretanto, por volta do nascimento de Cristo, o sol passou para peixes onde tem estado até agora, embora esteja prestes a passar para a era de aquário. Daí se falar tanto nisso da passagem para a era de aquário.
-Mas então isso quer dizer que os signos estão errados há 2000 anos?
-Yep, e prestes a estar ainda mais errados. Se qualquer astrólogo da treta te diz que és carneiro, já não merece sequer que se ouça o resto que tem para dizer…
…e não digas a mais ninguém que és carneiro! És peixes e sempre foste. Lá porque esta gente está desactualizada, o problema é deles…

Espero que esta pequena conversa possa ajudar os crentes ou até os meros curiosos a perceber uma coisa: este pessoal que vende a astrologia e as previsões do futuro, estes charlatães que nem sabem sequer olhar para o céu para saber do que falam, nunca vos poderão dizer nada acerca do vosso passado ou futuro além de generalidades da treta…
Eu pessoalmente preferia acreditar que o meu futuro está escrito nas folhas de chá! Pelo menos essas estariam actualizadas e não 4000 anos desfasadas…

…mas, cada um sabe de si!

7 comentários:

  1. eu que não acompanho muito isso, mas ando a ler nos feeds das noticias com qualquer coisa com o signos estarem a mudar de datas os dias 20 ou 21 como referias passarem para 18 ou 19, teria haver com isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os signos vão mudando lentamente ao longo de 2160 anos, sempre com os dias a andar para trás...
      ...falarem nisso agora, em termos de dias, com 2000 anos de atraso já vem tarde...
      ... se nasceste próximo do principio do teu signo, anda um signo para trás e sabes o teu signo solar.
      O ascendente pode estar um ou dois signos ao lado tb...

      :)

      Eliminar
  2. Gosto deste tema, sobre o qual tenho lido bastante (tenho uma pequena colecção de livros sobre o assunto.) Nunca visitei um astrólogo nem leio as parvoíces que costumam ser publicadas em jornais ou revistas.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes bem! Independentemente de acreditares ou não que a posição dos astros no ceu tenha alguma influência directa no rumo da vida, os astrólogos estão só, pelo menos, 2100 anos desfasados da realidade! Logo, tudo o que te dissessem seria valido apenas se tivesses nascido um bocado antes de Cristo!
      Mas não é como se isto fosse uma novidade...
      ...afinal sabe-se da processão dos equinócios desde o tempo da Grécia antiga...

      :)

      Eliminar
  3. Acho que vou montar um planetário no meu quintal.
    É eficaz, muito mais barato e não paga IVA :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nã! Descarrega o "Stellarium" que é de borla e sempre vês qualquer coisa, que com a poluição luminosa nem vez estrelas à noite... hehehe

      :)

      Eliminar
  4. Fiquei atrapalhadinha, agora.... ahahaha mas gostei deste “Stellarium”.

    ResponderEliminar

O QUÊ?!?!? ESCREVE MAIS ALTO QUEU NÂO T'OUVI BEM!