segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Um bocado a propósito de algumas conversas…




…que tenho tido acerca da educação (ou da falta dela) das pessoas, independentemente do seu extracto social, tenho pensado, de mim para mim, que essas pessoas que demonstram deficits de respeito para com os outros porque estão cheias de si próprias (quer porque resolvem partilhar os seus gostos musicais com o mundo pondo o telemóvel a tocar dentro de uma carruagem de metro, ou porque se resolvem a ouvir música em altos berros às 11 da noite, quer porque resolvem maltratar quem não lhes pode responder, como empregados de loja e caixas de supermercado…) não deveriam percorrer um caminho de introspecção e procurarem a luz dentro delas…
…deviam antes ter um encontro consigo próprias e terem de lidar com isso!

É que, convenhamos, se nos conseguirmos distanciar de nós próprios para perceber que, por vezes, mesmo de forma inadvertida somos umas bestas, talvez isso contribuísse para nos tornarmos melhores pessoas!

Claro que há situações em que devemos ser umas bestas, como por exemplo, quando um dia telefono para o IKEA a reclamar o facto de que nas peças da cama que estou a montar para a minha filha haver uma que não está certa e de perguntar o que posso fazer e responderem-me que isso se devia ao facto de terem alterado o design e de haver algumas embalagem que saíram “hibridas”, pelo que teria de levar de volta a cama toda (já meio montada) para trocar e quando eu perguntei o que fazer à minha filha de dois anos, visto que já tinha desmontado a cama de bebé dela, me responderem que ela poderia dormir no chão! Virei uma besta! Não o suficiente para fazer queixa do funcionário que me atendeu, mas lá que ele se deve ter cansado de me ouvir…

Mas na maior parte das vezes falta-nos a coragem para percebermos que estamos a ser uma besta para alguém que simplesmente está a fazer o seu trabalho! Enchemo-nos da nossa razão e prontus!

E eu tenho consciência de que, muitas vezes, não gostaria de me conhecer! Talvez por isso , quando a fervura está prestes a transbordar conte até cem e respire fundo (e ainda assim, por vezes, não é suficiente)…


Mas não sei há muita gente por aí a contar até cem…


Sem comentários:

Enviar um comentário

O QUÊ?!?!? ESCREVE MAIS ALTO QUEU NÂO T'OUVI BEM!