segunda-feira, 20 de maio de 2019

Vi um video de Vítor Rua a desconstruir a musica de Conan Osiris

O homem tem direito a ter a sua opinião e não a contesto!
Não obstante, durante o video há frases como "Ele é afinadíssimo, aquilo que se passa na música, por trás, é que dá essa ilusão de desafinação"! Errado! Afinação é algo que existe apenas dentro de um contexto. Se ele estiver a cantar sem música, a questão da afinação não se coloca (tanto) uma vez que não há relações entre notas que possam pôr em evidência essa "desafinação" mas a partir do momento em que há musica a tocar, a afinação da voz é em relação à música! Portanto, ou a música está mal, ou a voz!
Noutro ponto ele fala da comparação entre o Conan e o António Variações, afirmando que não há qualquer comparação possível, uma vez que o Conan fazia tudo sozinho enquanto que o Variações precisava de um batalhão de gente! E isto é verdade - mas é uma analise altamente enganadora e falaciosa e eu explico o porquê!
O Conan Osiris existe numa época em que qualquer pessoa com um telemóvel tem app's de gravação e produção musical! Com um PC então, pode-se gravar orquestras sinfónicas inteiras, produzir qualquer som imaginável! A tecnologia evoluiu de tal forma que mesmo as partes mais complicadas da produção (a mistura e a masterização) já tem auxiliares electrónicos que conseguem pôr qualquer faixa a soar bem! No tempo do António, gravar com qualidade era algo só ao alcance daqueles que tinham contratos com editoras discográficas. As gravações eram feitas em bobines de fita por músicos a sério, não havia cá grandes sequênciações e electrónica. No lado caseiro, a maior das aspirações era ter um gravador de 4 pistas que já dava para gravar uma maqueta ranhosa...
Portanto, acredito que o António, se ainda cá andasse, estivesse também sossegado em casa a fazer as cenas dele sem precisar de mais ninguém...

E isto não é uma crítica ao Conan. É uma crítica ao Sr. Vitor Rua :)

sexta-feira, 10 de maio de 2019

Mandaram-me hoje um link...

...para uma versão que a Carolina Deslandes e mais umas quantas cantoras (que me perdoem se não sei quem são, mas a vida é assim) fizeram da música que vai representar cá o burgo nas terras onde cristo andou, música essa do herói da Trafaria!

E sabem que mais?

Sou tão estúpido que abri o link...

(a versão está mesmo muito bem feita, os arranjos espectaculares, a voz das meninas está perfeita, mas... )

(não, não vou pôr aqui o link, não quero ser responsável pelos traumas de ninguém!)